PÓS-GRADUAÇÃO

QUEM SOMOS

CURSOS

INFRAESTRUTURA

NOTÍCIAS

CONTATO

PORTAL ACADÊMICO

• Salas exclusivas e climatizadas

• Metodologias ativas com sala exclusiva

• Professores, mestres e doutores exclusivos

PREPARE-SE PARA AS MAIORES

OPORTUNIDADES NA SUA CARREIRA

**Indicando 4 amigos respectivamentes matriculados, o aluno terá um desconto progressivo conforme regulamento institucional.

*O Desconto será concedido seguindo critérios e normas da instituição.

ESPECIALIZAÇÃO PSICOLOGIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

OBJETIVO

  • Capacitar o psicólogo para trabalhar com a abordagem Cognitivo-Comportamental
  • Possibilitar que o aluno realize práticas supervisionadas na área.
  • Possibilitar o exercício da docência

MÓDULOS

Terapia Comportamental:

Ementa:

Análise das agências controladoras do comportamento: estado, sistema educacional, religião e psicoterapia, relações humanas e controle de comportamento. Valores e cultura como formas de controle. Terapia prática da análise funcional do comportamento em instituições.

 

Terapia Cognitiva:

Ementa:

História da psicologia cognitiva. Métodos científicos de investigação da cognição. Objeto de estudo da cognição e paradigmas teóricos. Conceitos básicos de processos cognitivos, arquitetura cognitiva, representação mental, tipos de processamento. Bases biológicas da cognição. Reconhecimento de Padrões, Atenção, Categorização e Memória. Aplicações nos diferentes campos da psicologia. Cultura e cognição.

 

Análise Funcional e Comportamento Verbal:

Ementa:

A contingência como unidade na análise do comportamento. Consciência e mundo privado. O comportamento verbal e o comportamento verbalmente governado. O papel da cultura como determinante do comportamento. Introdução à análise funcional do comportamento. A pesquisa experimental e a análise do comportamento

 

Análise Aplicada do Comportamento:

Ementa:

Análise do comportamento aplicada ao contexto clínico: principais concepções – história, tendências e possibilidades; Fundamentos e principais diretrizes para intervenção comportamental na clínica: do diagnóstico à avaliação das contingências de reforçamento; relação entre teoria, pesquisa básica, pesquisa aplicada e a aplicação no contexto clínico.

 

Psicopatologia Comportamental:

Ementa:

Treino em entrevista clínica inicial em situação simulada. Relação terapêutica. Introdução à formulação de casos clínicos fundamentada na análise comportamental.

 

Terapia Cognitivo- Comportamental para crianças e adolescentes e Ludoterapia:

Ementa:

Princípios da Terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes. Conceitualização de caso de crianças e adolescentes. Intervenções cognitivo-comportamentais em Transtornos Gerais e Específicos. Técnicas cognitivo comportamentais para o trabalho com crianças e adolescentes.

 

Terapia Cognitivo- Comportamental para casais e transtornos sexuais:

Ementa:

Relações conjugais. O modelo cognitivo-comportamental aplicado às relações conjugais. Avaliação, procedimentos e técnicas do processo clínico. Estrutura das sessões.

 

Terapia Cognitivo- Comportamental para famílias:

Ementa:

Conceito de Família e sua evolução ao longo do ciclo de vida familiar. Fundamentos teóricos e epistemológicos da terapia cognitiva comportamental para famílias em seus distintos contextos.

 

Psicofarmacologia:

Ementa:

Psicofarmacologia: conceitos básicos, campo de estudo e métodos de investigação. Estudo das interações entre Farmacologia e Psicopatologia. Estudos experimentais e clínicos dos principais agentes psicofarmacológicos. Questões éticas em pesquisas e terapias farmacológicas. Principais drogas psicotrópicas de uso médico e respectivas implicações na atuação das equipes multidisciplinares. Conhecimentos relativos à ação e efeito de fármacos que agem sobre o sistema nervoso, influindo na sensibilidade, atividade muscular somática voluntária e involuntária, sistema visual, psiquismo e comportamento.

 

Terapia Cognitivo-Comportamental para Dependência Química:

Ementa:

Desintoxicação do conceito de drogas. Conceito e classificação do uso de substâncias psicoativas. Síndrome da Dependência química. Etiologia e Epidemiologia do uso de drogas. Avaliação do uso de álcool e outras drogas. Tratamento da dependência química.

Terapia Cognitivo- Comportamental de Transtornos de Personalidade:

Ementa:

Descrever as características diagnósticas e conceituais dos Transtornos da Personalidade e o tratamento cognitivo-comportamental da patologia da personalidade. Aspectos éticos do atendimento clínico. Aplicação clínica do conhecimento adquirido.

 

Terapia Cognitivo Comportamental de Alto rendimento para sessões breves:

Ementa:

Aprimorar as sessões breves com intervenções de TCC, eficazes no alívio dos sintomas e na promoção do bem-estar e em alguns dos problemas mais comuns e importantes na prática clínica: depressão, ansiedade, transtornos psicóticos, suicidalidade, distúrbios do sono e mau uso e abuso de substâncias.

 

Treino em Habilidades Sociais:

Ementa:

Conceitos teóricos das habilidades sociais. Avaliação e treinamento das habilidades sociais. Aplicações no contexto clínico.

 

Psicologia e Políticas Públicas:

Ementa:

Estudo das macro-políticas em diferentes áreas, da principal legislação pertinente e de programas em políticas públicas sociais, bem como dos mecanismos de controle social e participação. Estudo das noções de Estado, direitos, políticas sociais e políticas públicas. Análise da relação Psicologia e Políticas Públicas.

 

Metodologia Científica:

Ementa:

Elaboração e normatização de trabalhos acadêmicos/científicos. Método científico: Conceituação e análise dos principais métodos. Seminários: técnicas de preparação e apresentação. Técnicas de pesquisa bibliográfica e científica.

 

Didática do Ensino Superior:

Ementa:

Discute a inter-relação entre educação, didática e sociedade, bem como o papel mediador da escola na sua rede de relações. Analisa as teorias educacionais, as práticas educativas, a construção da identidade do professor, o processo ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno, em uma dimensão ética, política, pedagógica e social.

 

Aprofundamento prático:

Ementa:

Orientação sistematizada da prática clínica realizada pelo aluno  na Clínica Escola do CESUC e/ou outros de escolha do próprio aluno.

 

Trabalho de Conclusão:

Ementa:

Desenvolvimento do projeto de pesquisa: aplicação metodológica, tratamento e discussão dos dados, redação. Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

AULAS / HORÁRIOS

Aulas semanais – Terça-feira e Quinta-feira;

Horário: 19h às 22h

MERCADO DE TRABALHO

O MBA em Gestão Estratégica de Pessoas capacita os profissionais a atuarem, de maneira integrada, na gestão de políticas e processos de pessoas em organizações de quaisquer porte e setor, sejam elas pequenas, médias ou grandes, públicas, privadas ou sem fins lucrativo.

CONTATO

Prof. Ms. Emerson William da Silva

Fone: (64) 3441-6200

Secretaria Geral

E-mail: posgraduacao@cesuc.br

Rua Professor Paulo Lima, 100

Catalão - Goiás - Fone (64) 3441-6200

posgraduacao@cesuc.br

© 2017 Cesuc. Todos os direitos reservador.